Devoções de Cada Mês no Ano Litúrgico da Igreja Católica

 

A Igreja Católica, ao longo de seu calendário, dedica cada mês a uma devoção específica, como forma de ajudar os fiéis a aprofundarem a fé e a vivência dos mistérios divinos. Essas devoções são um convite para que, em cada tempo, os católicos meditem sobre aspectos essenciais da espiritualidade cristã, seguindo o exemplo de Cristo, de Nossa Senhora e dos santos. 

Vamos então conhecer as devoções de cada mês e a sua importância!


Janeiro - Mês do Santíssimo Nome de Jesus

Em janeiro, somos convidados a honrar o Nome de Jesus, o nome dado pelo anjo e que significa "Deus salva". São Paulo nos lembra que "ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e nos infernos" (Fl 2, 10). 

A devoção ao Santíssimo Nome de Jesus remonta aos primeiros séculos e foi promovida especialmente por São Bernardino de Siena.


Fevereiro - Mês da Sagrada Família

O mês de fevereiro é dedicado à Sagrada Família, exemplo perfeito de vida em comunhão e amor. 

A Igreja nos recorda que, como cristãos, devemos sempre nos inspirar no modelo da Sagrada Família de Nazaré, buscando imitar o amor, a obediência e a confiança de Jesus, Maria e José.


Março - Mês de São José

São José, o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus, é o padroeiro da Igreja universal. Em março, a Igreja se volta para a sua figura, venerando-o como protetor e exemplo de fidelidade a Deus. 

No Ano de São José (2021), o Papa Francisco nos recordou que São José nos ensina que ter fé em Deus inclui acreditar que Ele pode agir também através dos nossos medos, fraquezas e fragilidades (Patris Corde).


Abril - Mês da Eucaristia

Durante abril, a Igreja destaca a devoção à Eucaristia, o Corpo e Sangue de Cristo, presente no Santíssimo Sacramento. 

A celebração da Páscoa, que normalmente ocorre neste mês, nos relembra o mistério central da fé cristã: a ressurreição de Jesus. São João Paulo II, em sua encíclica Ecclesia de Eucharistia, afirma: "A Igreja vive da Eucaristia".


Maio - Mês de Maria

Maio é tradicionalmente o mês dedicado à Santíssima Virgem Maria. 

A devoção mariana é uma das mais antigas na Igreja, e neste mês celebramos especialmente o amor materno de Nossa Senhora. São João Paulo II nos mostra que a devoção a Maria, longe de nos distrair do contato com Cristo, o facilita (Redemptoris Mater).


Junho - Mês do Sagrado Coração de Jesus

O Sagrado Coração de Jesus, símbolo do amor divino por todos nós, é celebrado em junho. Esta devoção foi propagada por Santa Margarida Maria Alacoque, que recebeu revelações do próprio Jesus. 

Na Encíclica Miserentissimus Redemptor, Papa Pio XI nos mostra como o culto ao Sagrado Coração de Jesus nos impulsiona ao amor a Deus e ao próximo.


Julho - Mês do Preciosíssimo Sangue de Jesus

Em julho, a Igreja dedica-se ao Preciosíssimo Sangue de Jesus, derramado pela salvação da humanidade. São Pedro nos diz: "Sabeis que não foi por bens corruptíveis, como ouro ou prata, que fostes resgatados [...], mas pelo precioso sangue de Cristo" (1 Pe1,18-19). 

A devoção ao Preciosíssimo Sangue nos leva a meditar sobre o valor do sacrifício de Cristo.


Agosto - Mês das Vocações

O mês de agosto é dedicado às vocações, como um chamado a todos para refletirem sobre sua missão na Igreja e no mundo. A Igreja incentiva as orações pelas vocações sacerdotais, religiosas, leigas e matrimoniais. 

O Concílio Vaticano II destacou: "Todos os cristãos são chamados à santidade" (Lumen Gentium, 40).


Setembro - Mês da Bíblia

Em setembro, a Igreja coloca ênfase na Palavra de Deus, com a celebração do Mês da Bíblia. 

Esse mês foi escolhido por causa da festa de São Jerônimo, o tradutor da Bíblia para o latim, comemorada no dia 30 de setembro. 


Outubro - Mês das Missões

O mês de outubro é dedicado à missão da Igreja e à evangelização, inspirando-se em Nossa Senhora do Rosário, cuja festa é celebrada em 7 de outubro. 

A vocação missionária é um dever de todos os batizados. O Papa Francisco nos recorda que a missão é uma resposta, livre e consciente, ao chamado de Deus (Evangelii Gaudium, 273).

Leia mais sobre essa devoção e sugestões de músicas aqui.


Novembro - Mês das Almas

Em novembro, a Igreja dedica-se à oração pelos fiéis falecidos, especialmente no Dia de Finados (2 de novembro). 

A devoção às almas do purgatório é um ato de caridade e esperança, em que os vivos intercedem pela purificação dos que morreram em amizade com Deus, mas ainda necessitam de purificação.


Dezembro - Mês do Advento e Natal

Dezembro é o mês em que nos preparamos para o nascimento de Cristo no Advento e celebramos o Natal. É um tempo de esperança, em que aguardamos a vinda do Salvador. 

A Igreja nos recorda a importância da vigilância e da conversão, para estarmos preparados para a vinda definitiva de Cristo.


Para Lembrar:

  • A devoção de cada mês nos ajuda a aprofundar a fé e a vivência dos mistérios divinos.
  • São várias as formas de se praticar essas devoções, como oração, reflexão e participação ativa na vida da Igreja.
  • Cada devoção tem uma base profunda nas Sagradas Escrituras e na tradição da Igreja.



Referências:

Catecismo da Igreja Católica. 

Papa Francisco, Evangelii Gaudium.

Papa Francisco, Patris Corde

Papa João Paulo II, Redemptoris Mater

Papa Pio XI, Miserentissimus Redemptor.

Lumen Gentium.

 

Postar um comentário

0 Comentários